Cada dia mais apaixonada

A cada trabalho novo que chegava no ateliê , era um novo aprendizado . É tão bom poder apreciar as mais variadas obras de arte de perto , entender suas técnicas , estilos . Poder tocar em obras que só se pode normalmente olhar nas exposições .

A limpeza de uma tela é uma das mais difícies técnicas do restauro . Cada obra possui uma caracteristíca diferente da outra . E seus componentes químicos são a base do conhecimento para se fazer uma limpeza adequada .

Normalmente o que ocorre com o verniz de uma tela é a oxidação . O verniz antigo ganha um aspecto amarelado , alterando as cores originais da pintura. A remoção deste verniz requer conhecimento em química e habilidade , muita habilidade e paciência ! Deve-se retirar apenas o verniz , isso é feito com o um palito fino e algodão ( como se fosse um cotonete ) , embebecido no solvente adequado para cada verniz , isso sem afetar a camada pictórica . Uma simples distração e acaba-se limpando mais do que o necessário.

O estudo dos solventes é muito importante no restauro , assim como a química toda . Existem certos tipos de solventes que possuem a ação prolongada , que mesmo sem que possamos ver eles continuam agindo , necessitando de um enxague adequado .

Quem possue uma obra de arte nunca deve seguir " receitas caseiras" que aparecem por aí para se limpar uma tela , como já vi muitas no ateliê ( passar cebola !!! limpar com vaporetto !!! ) , cada tela tem um diagnóstico diferente , o que serve para limpar uma , pode deteriorar outra .