Alegria e êxtase


O termo "afresco" é utilizado para descrever o processo tradicional do "buon fresco" : consiste em pintar sobre uma parede de argamassa de cal de preparo recente , ainda úmida , com pigmentos moídos somente em água . Quando a argamassa seca , endurece como pedra , e os pigmentos secam como se fossem parte integral da superfície .

Quem assistiu ao filme " Agonia e êxtase " pode ver Michelangelo pintando cada etapa da Capela Sistina . E os ajudantes fazendo a argamassa e misturando os pigmentos para fazer a tinta . Um lindo filme de 1965 . Indico para todos os amantes das artes .

 

Eu já tinha restaurado pinturas murais antes , mas nunca um afresco ! O mais inusitado foi o local onde foi feito . Quem passa pela Consolação , em São Paulo , indo em direção ao centro nem pode imaginar , que em um daqueles edifícios antigos , feiosos e pequenos existe um afresco tão lindo . E não é no Hall de entrada , ou algo assim . Foi feito dentro de um apartamento de apenas um dormitório , sala e cozinha ... A pintura deve valer mais do que o apartamento hoje em dia .


O artista , nada menos que Antonio Gomide . Uma pintura belíssima , uma alegoria à música .


A pintura ficava bem no corredor de acesso ao quarto , seria a parede lateral da sala . No apartamento morava de aluguel uma família de quatro pessoas . A proprietária do imóvel nos explicou mais tarde que aquele apartamento havia sido dividido em dois , e aquela parede havia ficado para o lado menor do imóvel .

A dona da obra de arte sabia muito bem o valor do tinha na parede , e preocupada com as condições da conservação da pintura chamou meu mestre Anchieta e eu para restaurá-la . Aproveitando um feriado prolongado no qual a família tinha ido viajar .

Conseguimos montar um pequeno andaime na sala e trabalhamos quatro dias inteiros lá . Ainda bem que o restauro necessário era pouco . A pintura apresentava vários riscos , abrasões e algumas perdas . Fizemos apenas umas fixações localizadas nivelamentos e retoques .

 
Foi a primeira vez que vi de tão perto um afresco e este ainda é maravilhoso . A delicadeza das pinceladas perfeitas , deu para ver até os pontos da linha do desenho , que o artista faz antes de pintar . Muito lindo mesmo .


Com mais este trabalho realizado e feliz da vida , sempre que passo pela Consolação engarrafada  , fico sorrindo por saber que lá em cima , num apartamentinho escondido tem uma pintura incrível que eu ajudei a preservar !