A Igreja de Santa Teresinha

Quem conhece bem São Paulo sabe que casar na Igreja de Santa Teresinha , perto do Pacembu , é uma tradição entre as famílias ricas . Depois da Nossa Sra. do Brasil , ela é talvez a segunda Igreja mais procurada ! E isso por causa da famosa "chuva de pétalas de rosa" no altar , depois do " SIM " .
A Igreja é pequena , muito linda , e pintada pelos irmãos Gentili , os mesmos de São Roque .

Quando fui fazer um trabalho lá , o estado de conservação das pinturas ainda era boa , com pequenas excessões de alguns descolamentos da pintura na nave central . O problema a qual fui chamada a resolver , junto com meu mestre Anchieta , era dos corredores laterais. Por estar incrustada entre um prédio e uma escola , os corredores estavam com muitas infiltrações e a pintura estava se perdendo .



O desastre maior foi o que fizeram , os corredores já haviam sido restaurados , quer dizer REPINTADOS ! e muito mal feito . As cores erradas ( muito vibrantes ) as máscaras e filetes em posições erradas .


Depois de retirar a repintura e finalmente achar o original , as cores certas foram feitas , no estilo Gentilli de tons , até um filete e ornamentação dourada foi resgatado , e deu mais luz e vida as pinturas ornamentais . Foram poucos meses de trabalho , pois não queriam mexer na nave central por falta de verba .

Mas o mistério da " chuva de pétalas de rosas " eu consegui descobrir como era feito .... rs . Um menino era pago ( 10 reais ) , para subir no forro da Igreja e fica deitado lá , só espiando o casamento através de um buraco pequeno , na hora do " Pode beijar a noiva " , ele jogava as pétalas !!!