Nas alturas outra vez

A Igreja do Calvário é uma das mais conhecidas em São Paulo , e fica em Pinheiros bem na frente da praça Benedito Calixto .



As pinturas murais foram restauradas constantemente e por vários restauradores diferentes , o que é bem fácil de notar cada intervenção . A pintura superior e do teto do Altar Mor é dos irmãos Bastiglia , aprendizes dos Gentillis , e é facil notar a semelhança em alguns elementos decorativos . E dizem que existe uma pintura por baixo que seria dos irmãos Gentilis assim como as telas  , essas algumas com a assinatura de Pietro Gentili .


Mesmo sendo linda , dá um pouco de pena tanta interferência que fizeram nas pinturas , algumas de um modo não muito correto , mas só tendo olhos experientes é possível notar .


Minha estória lá foi bem curta , aproximadamente um mês de trabalho . Fui chamada para fazer a douração dos capitéis das colunas da Igreja toda . E sozinha fui da capitel em capitel com meu andaine rodeando cada uma das pilastras da nave central da Igreja .

O trabalho era solitário e exigia , além da técnica , muito esforço muscular , pois a Igreja estava quase sempre fechada comigo lá dentro , e eu mesma tinha que mudar meu andaime e minhas tábuas de posição . E olha que mesmo com as rodinhas , era muito pesado e difícil de locomover e também não havia escada para subir .


Mas a paciência é uma virtude dos restauradores , e assim fui fazendo cada capitel da Nave Central , e depois dos corredores laterais , que eram menores , porém mais numerosos .

Capitel a esquerda restaurado e a direita ainda por fazer


O pó que estava acumulado nos capitéis era enorme , e eles tinham sido pintados por uma tinta esmalte dourada bem feia , os capitéis do Altar Mor brilhavam mais que o restante da Igreja e minha missão era deixá-los todos iguais .

Capitel do Altar Mor a esquerda e restaurado por mim a direita

 
Com certeza consegui fazer com que eles se parecessem o máximo possivel , havia sombra entre as volutas e o dourado vibrava bastante . Meu trabalho foi feito e agora é necessário a manutenção regular da limpeza para que continuem sempre brilhantes .