Você sabe para quem está entregando sua obra de arte ?


Hoje eu gostaria de fazer um comentário pessoal aqui , um alerta para os proprietários de obras de arte . Como vocês podem saber se seu restaurador é de confiança e bom mesmo ? Existem tantos por aí , não é mesmo ?

Bom , primeiro é checar a formação e experiência , verificar trabalhos anteriores e seus resultados , perguntar as técnicas  e os materias que serão utilizados para fazer o restauro . Existem muitos por aí que se preocupam muito mais com $$$$$ , do que realmente tem amor pelo o que fazem . E tem um discurso tão bom que faria inveja a qualquer político ou vendedor de carro usado ... rsrs

Certa vez fui procurada por um restaurador já bastante conhecido , e vendo meu curriculum , ele me perguntou :   " Você restaura telas ? " . Fiquei chocada com a pergunta , ou ele não leu ou não entendeu nada . Depois também veio a pergunta : " Que tipo de tinta você usa para restaurar ? Óleo ? Acrílica ? Aquarela ? " . Aí sim ... caí para trás com esta pergunta absurda !!! rsrsrs

Amigos , um restaurador de verdade usa tinta de restauro para retocar , essas tintas são na maioria importadas da Itália ou França . Não vou falar as marcas aqui , mas elas são adequadas para justamente restaurar ! Sua composição é ideal e foi testada há muito tempo .
Não se pode retocar uma tela com qualquer tinta Gato Preto ou Acrilex que estiver a mão . Isso com certeza vai danificar sua obra .

O retoque , ou reintegração cromática é quase tudo em um restauro , tem que ser feita com muita perfeição , e nunca ultrapassar os limites das perdas e desgastes que a obra apresentar . Usamos pincéis bem finos , tipo 0 , 00 ou 000 , e tem que ter muita delicadeza e paciência para fazer as milhares de combinações adequadas para cada pedacinho da tela ou escultura ! Não aceite que qualquer um "repinte" sua obra . Isso é um desastre total .



Fiquem atentos e boa sorte !