Conservação e Restauração



A expressão "conservação de obras de arte" inclui todas as medidas tomadas e todos os estudos feitos com o propósito de reabilitar trabalhos danificados ou deteriorados e preservar ou manter trabalhos de arte nas condições apropriadas.

O termo "restauração" refere-se somente à reposição de partes que estejam faltando, imitando o original pelo uso de materiais adequados.

A competência na conservação não é uma questão de conhecimento artístico e químico, aos materiais e métodos, etc. Esse conhecimento é necessário, mas sua aplicação bem-sucedida é um resultado de perícia especializada, estudo e discernimento através da experiência. Além de dominar os aspectos estritamente técnicos da profissão, o conservador deve conhecer a natureza artística da obra com a qual está envolvido.

Talvez a consideração mais importante seja a atitude do restaurador em relação ao trabalho, as pinturas devem ser tratadas de maneira conscienciosa, com total afinco, sem influências de outras considerações.

Além de interromper a deterioração e impedir o progresso da desintegração, o propósito de uma restauração honesta deve ser o de dar uma aparência aceitalmente boa de maneira que a obra possa ser vista ou estudada como um todo, sem interferência dos defeitos.