Retratos



A palavra RETRATO é um termo vindo do Latim, 'retrahere'  que significa copiar. Na arte pictórica, tem seus primeiros exemplares no Egito Antigo, com a retratação dos faraós e membros das altas hierarquias sociais, assim como na China onde o retrato tinha a função de registro da dinastia e da corte. Na Grécia (período helenístico) os soberanos eram ilustrados em moedas. Na Roma antiga, com os moldes gregos, o retrato servia para cultuar os antepassados. A ideia de retrato como imagem fiel esteve presente em momentos históricos em que o naturalismo era a tendência estética. Durante a idade medieval o naturalismo foi interrompido, retornando no período Gótico, com seus representantes mais significativos, os pintores flamengos Rogier Van Der Weyden e o grande Mestre Jan Van Eyck.


Retrato de Giovanni Arnolfini e sua esposa.
                     Jan Van Eyck, 1434

Os retratos assumiram um papel de destaque na sociedade renascentista e eram valorizados como objetos e como representação do status e do sucesso econômico. Isso era devido ao interesse pelo mundo natural e pelas culturas da Grécia Antiga e Roma. A pintura em geral alcançou um novo nível de equilíbrio, harmonia e penetração, os grandes artistas: Leonardo, Michelangelo e Rafael eram considerados "gênios", elevando-se acima do nível dos artesãos sendo servidores valiosos da corte e da igreja.

Ter um retrato de família pintado por um artista é ter uma joia rara em casa. Uma arte que o tempo não apaga, eternizar pessoas queridas e desfrutar do prazer de olhá-las sempre. Essas pinturas trazem a memória e o afeto para os lares que a possuem.


Antes do restauro                                      Depois do restauro


Restaurei um retrato de família que me comoveu, além de ser uma verdadeira obra de arte, muito bem feita em técnica de pastel seco, era o retrato da avó da proprietária da obra com a mãe dela no colo. 
Muito frágil, o pastel seco sai com facilidade, com o passar de um dedo. Essa obra teve um incidente, que por falta de conhecimento ou inocência passaram um fixador sobre o pastel, fazendo aparecer diversas manchas escuras.
Foi um restauro delicado, de muita paciência, pouco a pouco mancha por mancha foi sendo retirada e a obra foi retomando sua aparência original.